CONTATO

Os interessados por orçamentos para consultas, aulas ou palestras , favor entrar em contato através do e-mail: terapeuta_instrutor_taichi@hotmail.com

MINHA PARTICIPAÇÃO NA 3ª EDIÇÃO DO TERRA VIVA - POR UM MUNDO MELHOR, FALANDO SOBRE" TAI CHI CHUAN "

MINHA PARTICIPAÇÃO NA 3ª EDIÇÃO DO TERRA VIVA - POR UM MUNDO MELHOR, FALANDO SOBRE" TAI CHI CHUAN "

"É NA BUSCA POR UM ALENTO QUE SURGE ESSE PENSAMENTO: PARTILHAR NUNCA SERÁ EM VÃO"

MUITA PAZ A TODOS!! ESPERO QUE DESFRUTEM DESSE HUMILDE ESPAÇO.
"Não ame simplesmente o que você faz, ame o próximo! Ame a pessoa que está à sua frente, que o procura com seus dramas e desejos. Existe um ser humano à sua frente que precisa se sentir importante. Quem trabalha com amor e por amor jamais vai tratar os outros como coisas ou como partes de uma engrenagem."

"Harmonizar nossas personalidades é o maior desafio que podemos encarar. As três qualidades que nos permitem melhor alcançar este desafio são: amor, misericórdia e perdão. Primeiro e mais do que tudo, para nós mesmos. Seja misericordioso e perdoe a si mesmo. E com amor, esqueça as coisas do passado e siga adiante. Então você será capaz de ter sentimentos reais de perdão e amor pelos outros. Esta é a forma mais verdadeira de ajuda"

MINHA NOVA SALA DE ATENDIMENTO PARA ALÍVIO DE DORES EM GERAL, NA REGIÃO DA AV PAULISTA

MINHA NOVA SALA DE ATENDIMENTO PARA ALÍVIO DE DORES EM GERAL, NA REGIÃO DA AV PAULISTA
RUA ITAPEVA, PROXÍMO AO METRÔ TRIANO, AO LADO DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói. A certas coisas que não podem ser ajudadas. Tem que acontecer de dentro pra fora.
Rubem alves


"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade"
Carlos D. de Andrade

"A melhor maneira de se começar o dia é imaginar como podemos dar alegria a pelo menos uma pessoa" Friedrich Nietzche

"Não há projeto senão o da Paz, do Amor, da Alegria. Todos os outros planos são fúteis"
Pierre Lévy

" O conformismo é carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento"
John Kennedy


A magia do Toque

Tocar alguém é como descobrir este alguém. Através do toque, podemos sentir, de fato, a presença física de algum objeto ou pessoa. Não é à toa que as crianças, ao pedirem para ver alguma coisa, imediatamente querem tocar. E os adultos, também imediatamente, comentam: "para ver não é preciso pôr a mão!" será que não ?!
Depende da profundidade com que se quer ver! Quando tocamos alguém, conseguimos experimentar e vivenciar este alguém. E as crianças nada mais querem ( e precisam) que experimentar, sentir, descobrir e viver a vida e sensações que ela pode oferecer.
Por isso e por muito mais, tocar é mágico! Assim como também é mágico deixar-se tocar, pois através desde contato essencial, pode-se chegar à alma de quem toca e de quem deixa-se tocar.
A mão sabe!
A mão sabe mesmo, e sabe muito. Sabe mais que o intelecto, porque experimenta. As mãos estão nas extremidades dos braços, são membros que partem da linha do coração, é a continuação do centro cardíaco. O coração é a mente maior, é a inteligência pura.
As pessoas têm a errônea impressão de que devem consultar seu intelecto quando têm algum problema, no entanto, o intelecto é apenas um gerenciador de "arquivos", ou seja, de memórias, de vidas. Mas a vida em si está no coração de cada um.
As mãos estão repletas de energias e , ao tocar alguém, há uma troca de vibrações personalizadas. Portanto, a postura de quem toca deve estar livre para que este canal de doação e recepção esteja aberto e limpo. Para que as mão falem a linguagem do amor e da compaixão e para liberar esta energia contida no coração, é preciso humildade, Quem toca deve se encher de simplicidade e mentalizar: " Eu não sei nada!"
O toque transformador deve estar pleno de humildade. A palavra humildade vem do prefixo hummus, que significa fertilidade da terra - aquela que esta vazia e pronta para receber

Pele e Psiquismo

Tocar faz a diferença

A pele é o órgão de transformação de estímulos físicos em comunicadores químicos e em estados psicológicos. Em qualquer época da vida, um contato terno e amoroso na pele produz a sensação de apoio, consolo, companhia e presença amiga; um contato rude e agressivo faz a pessoa sentir-se rejeitada, desprezada, invadida e provoca-lhe reação de defesa ou raiva.
Portanto, a pele, além de órgão envoltório do organismo, com múltiplas funções de proteção e equilíbrio, informa o sistema nervoso permanentemente sobre o que se passa no ambiente e gera imagens mentais, emoções e sentimentos o tempo todo.
Todo estímulo que ela recebe origina algum estado interior. E isso não se limita ao óbvio, como temperatura, tato e pressão, para os quais existem receptores nervosos na estrutura da pele. Mesmo ondas sonoras são percebidas; qualquer tipo de som é captado não só pelos ouvidos, mas por todo o corpo. O musicoterapeuta Stephen Halpern conta, no livro Som Saúde, que duas pessoas surdas foram levadas a uma boate por um amigo e, apesar de não possuírem audição, depois de certo tempo decidiram sair daquele local, porque estavam sentindo dores no corpo provocadas pelo som elevado.

A couraça muscular

Fato impressionante, porém, é o endurecimento que as pessoas sofrem através da vida, o qual torna sua pele quase insensível aos estímulos físicos. Primeiro, por causa das restrições, das proibições, das limitações, dos nãos e das manipulações através do medo, da vergonha e da culpa, todos fatores geradores de estresse e, conseqüentemente, de tensão muscular e cutânea; depois, pela sexualização do contato físico, também estressante, imposta por informações viciosas passadas pelos pais, por educadores e pelas religiões.
Essas tensões, repetidas e acumuladas nas aponeuroses, nos músculos e na pele, acabam por endurecer a tal ponto esses tecidos que formam o que Wilhelm Reich chamou "couraça muscular do caráter": a pessoa praticamente anestesia sua pele e não consegue sentir o contato amoroso ou o repele por sentir-se amedrontado por ele.
Isso causa um enorme prejuízo emocional à pessoa, porque a necessidade de contato físico, essencial na infância, permanece por toda a vida e faz o ser humano sentir-se vivo. E o primeiro ambiente onde as pessoas podem aprender a tocar-se é a família. Lamentavelmente é aí que elas aprendem a não tocar nem ser tocadas pelos motivos mencionados.
A falta de contato físico entre as pessoas isola-as nos seus envoltórios cutâneos e faz com que percam a percepção do amor dos familiares e amigos, que são essenciais ao bom funcionamento orgânico. Entre os adultos só se entende e aceita contato físico por interesse sexual, mesmo que seja praticado maquinalmente. Nas prisões, o pior castigo é a solitária, onde o detido fica privado de qualquer tipo de contato com outro ser humano.
Essa exigência básica da natureza humana faz com que todos os indivíduos anseiem sempre por contato de qualquer tipo, visual, auditivo ou tátil para se sentirem reconhecidos como pessoas. Desses três tipos, o mais intenso é sem dúvida o contato pele a pele, seja por um aperto de mão, por uma carícia suave ou por um abraço; quando o indivíduo está fechado para esse tipo de estímulo, um contato agressivo ainda é menos ruim do que nada, pelo menos ele está sendo reconhecido.
Os poucos que estão abertos ao contato espontâneo, os que consideram o contato como natural e benéfico, têm mais possibilidades de praticar atos tão lúdicos e prazerosos como dançar com parceiro ou parceira e estão mais aptos a ter atividade sexual consciente e satisfatória.

Toque e equilíbrio

Por isso é fundamental para a vida equilibrada que as pessoas toquem as outras, aceitem ser tocadas pelas outras e toquem a si mesmas. Para tal é preciso dessexualizar o contato físico e tocar como simples reconhecimento do outro, para transmitir amor, amizade e estímulo, e aceitar o mesmo da parte dos outros.
Assim também é imprescindível que a pessoa toque a si mesma praticando a automassagem, método da medicina chinesa, que estimula todos os órgãos através de pontos de ativação dos meridianos, presentes na superfície da pele. A automassagem coloca o ser humano em contato com sua própria existência e concorre para a formação de uma autoimagem positiva.
Portanto, o toque na pele, o contato com a superfície cutânea, por meio do sistema constituído por terminações nervosas, vasos, células imunitárias e comunicadores químicos faz a diferença entre uma vida com bons relacionamentos e uma vida de isolamento e depressão.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Refeições práticas e leves na hora do jantar economizam tempo e calorias


Conte com estas opções para manter a dieta sem cair na monotonia
Depois de um dia logo, chegar em casa exausta e ainda tem que pilotar o fogão para preparar o jantar às vezes pode ser um sacrifício. E haja imaginação para preparar algo saudável e que não engorde, certo? Então conte com as opções elaboradas pela consultoria nutricional Patrícia Bertolucci, de São Paulo, para satisfazer o apetite sem prejudicar o sono ou arrastar o ponteiro da balança para cima. E com direito à sobremesa!

Sopa de abóbora e mussarela (200 kcal)+ Uma maçã assada com canela (75 kcal)
150 g de abóbora cozida em 150 ml de leite desnatado, sal, cebola ralada, alho e folha de louro. Depois de cozida, retirar a folha de louro e bater no liquidificador. Coloque 25 g de mussarela light ralada na hora de servir.
Essa sopa pode ser considerada uma refeição completa. Leva carboidrato (da abóbora), proteína (do leite e da mussarela) e algumas vitaminas, como o betacaroteno. "Também pode ser considerada uma boa fonte de cálcio devido à presença de leite e queijo", explica Patrícia Bertolucci. Apesar de a abóbora conter carboidrato, ela não é muito calórica, 150 gramas tem aproximadamente 60 kcal.

Sanduíche de salmão (260 kcal) + Uma fatia grande de melão (40 kcal)
Duas fatias de pão integral light, 50 g de salmão defumado, uma colher (sopa) de cream cheese light e folhas de rúcula. O pão integral é rico em fibras e carboidrato. Já o salmão e o cream cheese são boas fontes de proteínas. "Esse peixe é rico em gorduras insaturadas como o ômega-3, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares", diz a nutricionista de São Paulo.

Salada super-mix (150 kcal) + sorvete crocante (140 kcal)
Para a salada, use: alface, radicchio, agrião, tomate cereja, baby carrots e quatro rolinhos de kani kana. Tempere com sal, limão e uma colher (sobremesa) de azeite. Para a sobremesa: Duas bolas pequenas de sorvete de creme light (100 g) e uma colher (sopa) de granola
Fique atenta para a cor da sua salada. Quanto mais colorida ela for, tanto mais nutrientes diferentes ela irá carregar. A cenoura e o tomate também são ricos em antioxidantes, os carotenóides. O tomate possui o licopeno, que auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer. Como a salada é pobre em carboidrato e em proteína, esses nutrientes serão complementados com a sobremesa. O sorvete contém uma boa quantidade de proteína. Já a granola é rica em carboidrato, além de conter fibras importantes para o funcionamento intestinal. Mas calma lá. O sorvete deve ser consumido com moderação por apresenta gordura em sua composição.

Omelete e arroz (235 kcal) + Taça de morango (80 kcal)
Leva um ovo, três claras, uma xícara (chá) de espinafre picado, sal e pimenta a gosto e azeite para untar a frigideira. Sirva acompanhado de duas colheres (sopa) de arroz sete cereais (75 kcal). Para a sobremesa: 10 morangos cortados ao meio, uma colher (sopa) de iogurte natural desnatado e uma colher (chá) de mel.

Os ovos são uma boa fonte de proteínas, além disso, a gema possui os antioxidantes zeaxantina e luteína que estão relacionados com a prevenção da degeneração macular, uma das causas de cegueira na velhice. "O espinafre é rico em betacaroteno, folato, vitamina C,e potássio e é uma boa fonte de proteína vegetal, mas para melhor aproveitamento deve ser consumida com algum grão, como o arroz ", recomenda Patrícia. O tipo sete cereais é uma boa fonte de fibras e vitaminas do complexo B.

Lasanha de abobrinha (200 kcal) + Delícia de pêra (100 kcal)
Leva uma abobrinha, molho feito com um tomate, azeite, alho e sal e 30 g de mussarela light. Para a sobremesa: use meia pêra cozida e recheie com 10 gramas de castanha do Pará moída.
A abobrinha é uma boa fonte de betacaroteno, quando consumida com a casca, e de vitamina C e folato. A mussarela é lotada de proteínas e cálcio. Já a castanha pode ser considerada uma fonte de proteína vegetal e é rica em selênio, um potente antioxidante, que combate o envelhecimento celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário