CONTATO

Os interessados por orçamentos para consultas, aulas ou palestras , favor entrar em contato através do e-mail: taichi.personal01@gmail.com

MINHA PARTICIPAÇÃO NA 3ª EDIÇÃO DO TERRA VIVA - POR UM MUNDO MELHOR, FALANDO SOBRE" TAI CHI CHUAN "

MINHA PARTICIPAÇÃO NA 3ª EDIÇÃO DO TERRA VIVA - POR UM MUNDO MELHOR, FALANDO SOBRE" TAI CHI CHUAN "

"É NA BUSCA POR UM ALENTO QUE SURGE ESSE PENSAMENTO: PARTILHAR NUNCA SERÁ EM VÃO"

MUITA PAZ A TODOS!! ESPERO QUE DESFRUTEM DESSE HUMILDE ESPAÇO.
"Não ame simplesmente o que você faz, ame o próximo! Ame a pessoa que está à sua frente, que o procura com seus dramas e desejos. Existe um ser humano à sua frente que precisa se sentir importante. Quem trabalha com amor e por amor jamais vai tratar os outros como coisas ou como partes de uma engrenagem."

"Harmonizar nossas personalidades é o maior desafio que podemos encarar. As três qualidades que nos permitem melhor alcançar este desafio são: amor, misericórdia e perdão. Primeiro e mais do que tudo, para nós mesmos. Seja misericordioso e perdoe a si mesmo. E com amor, esqueça as coisas do passado e siga adiante. Então você será capaz de ter sentimentos reais de perdão e amor pelos outros. Esta é a forma mais verdadeira de ajuda"

Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói. A certas coisas que não podem ser ajudadas. Tem que acontecer de dentro pra fora.
Rubem alves


"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade"
Carlos D. de Andrade

"A melhor maneira de se começar o dia é imaginar como podemos dar alegria a pelo menos uma pessoa" Friedrich Nietzche

"Não há projeto senão o da Paz, do Amor, da Alegria. Todos os outros planos são fúteis"
Pierre Lévy

" O conformismo é carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento"
John Kennedy


A magia do Toque

Tocar alguém é como descobrir este alguém. Através do toque, podemos sentir, de fato, a presença física de algum objeto ou pessoa. Não é à toa que as crianças, ao pedirem para ver alguma coisa, imediatamente querem tocar. E os adultos, também imediatamente, comentam: "para ver não é preciso pôr a mão!" será que não ?!
Depende da profundidade com que se quer ver! Quando tocamos alguém, conseguimos experimentar e vivenciar este alguém. E as crianças nada mais querem ( e precisam) que experimentar, sentir, descobrir e viver a vida e sensações que ela pode oferecer.
Por isso e por muito mais, tocar é mágico! Assim como também é mágico deixar-se tocar, pois através desde contato essencial, pode-se chegar à alma de quem toca e de quem deixa-se tocar.
A mão sabe!
A mão sabe mesmo, e sabe muito. Sabe mais que o intelecto, porque experimenta. As mãos estão nas extremidades dos braços, são membros que partem da linha do coração, é a continuação do centro cardíaco. O coração é a mente maior, é a inteligência pura.
As pessoas têm a errônea impressão de que devem consultar seu intelecto quando têm algum problema, no entanto, o intelecto é apenas um gerenciador de "arquivos", ou seja, de memórias, de vidas. Mas a vida em si está no coração de cada um.
As mãos estão repletas de energias e , ao tocar alguém, há uma troca de vibrações personalizadas. Portanto, a postura de quem toca deve estar livre para que este canal de doação e recepção esteja aberto e limpo. Para que as mão falem a linguagem do amor e da compaixão e para liberar esta energia contida no coração, é preciso humildade, Quem toca deve se encher de simplicidade e mentalizar: " Eu não sei nada!"
O toque transformador deve estar pleno de humildade. A palavra humildade vem do prefixo hummus, que significa fertilidade da terra - aquela que esta vazia e pronta para receber

Pele e Psiquismo

Tocar faz a diferença

A pele é o órgão de transformação de estímulos físicos em comunicadores químicos e em estados psicológicos. Em qualquer época da vida, um contato terno e amoroso na pele produz a sensação de apoio, consolo, companhia e presença amiga; um contato rude e agressivo faz a pessoa sentir-se rejeitada, desprezada, invadida e provoca-lhe reação de defesa ou raiva.
Portanto, a pele, além de órgão envoltório do organismo, com múltiplas funções de proteção e equilíbrio, informa o sistema nervoso permanentemente sobre o que se passa no ambiente e gera imagens mentais, emoções e sentimentos o tempo todo.
Todo estímulo que ela recebe origina algum estado interior. E isso não se limita ao óbvio, como temperatura, tato e pressão, para os quais existem receptores nervosos na estrutura da pele. Mesmo ondas sonoras são percebidas; qualquer tipo de som é captado não só pelos ouvidos, mas por todo o corpo. O musicoterapeuta Stephen Halpern conta, no livro Som Saúde, que duas pessoas surdas foram levadas a uma boate por um amigo e, apesar de não possuírem audição, depois de certo tempo decidiram sair daquele local, porque estavam sentindo dores no corpo provocadas pelo som elevado.

A couraça muscular

Fato impressionante, porém, é o endurecimento que as pessoas sofrem através da vida, o qual torna sua pele quase insensível aos estímulos físicos. Primeiro, por causa das restrições, das proibições, das limitações, dos nãos e das manipulações através do medo, da vergonha e da culpa, todos fatores geradores de estresse e, conseqüentemente, de tensão muscular e cutânea; depois, pela sexualização do contato físico, também estressante, imposta por informações viciosas passadas pelos pais, por educadores e pelas religiões.
Essas tensões, repetidas e acumuladas nas aponeuroses, nos músculos e na pele, acabam por endurecer a tal ponto esses tecidos que formam o que Wilhelm Reich chamou "couraça muscular do caráter": a pessoa praticamente anestesia sua pele e não consegue sentir o contato amoroso ou o repele por sentir-se amedrontado por ele.
Isso causa um enorme prejuízo emocional à pessoa, porque a necessidade de contato físico, essencial na infância, permanece por toda a vida e faz o ser humano sentir-se vivo. E o primeiro ambiente onde as pessoas podem aprender a tocar-se é a família. Lamentavelmente é aí que elas aprendem a não tocar nem ser tocadas pelos motivos mencionados.
A falta de contato físico entre as pessoas isola-as nos seus envoltórios cutâneos e faz com que percam a percepção do amor dos familiares e amigos, que são essenciais ao bom funcionamento orgânico. Entre os adultos só se entende e aceita contato físico por interesse sexual, mesmo que seja praticado maquinalmente. Nas prisões, o pior castigo é a solitária, onde o detido fica privado de qualquer tipo de contato com outro ser humano.
Essa exigência básica da natureza humana faz com que todos os indivíduos anseiem sempre por contato de qualquer tipo, visual, auditivo ou tátil para se sentirem reconhecidos como pessoas. Desses três tipos, o mais intenso é sem dúvida o contato pele a pele, seja por um aperto de mão, por uma carícia suave ou por um abraço; quando o indivíduo está fechado para esse tipo de estímulo, um contato agressivo ainda é menos ruim do que nada, pelo menos ele está sendo reconhecido.
Os poucos que estão abertos ao contato espontâneo, os que consideram o contato como natural e benéfico, têm mais possibilidades de praticar atos tão lúdicos e prazerosos como dançar com parceiro ou parceira e estão mais aptos a ter atividade sexual consciente e satisfatória.

Toque e equilíbrio

Por isso é fundamental para a vida equilibrada que as pessoas toquem as outras, aceitem ser tocadas pelas outras e toquem a si mesmas. Para tal é preciso dessexualizar o contato físico e tocar como simples reconhecimento do outro, para transmitir amor, amizade e estímulo, e aceitar o mesmo da parte dos outros.
Assim também é imprescindível que a pessoa toque a si mesma praticando a automassagem, método da medicina chinesa, que estimula todos os órgãos através de pontos de ativação dos meridianos, presentes na superfície da pele. A automassagem coloca o ser humano em contato com sua própria existência e concorre para a formação de uma autoimagem positiva.
Portanto, o toque na pele, o contato com a superfície cutânea, por meio do sistema constituído por terminações nervosas, vasos, células imunitárias e comunicadores químicos faz a diferença entre uma vida com bons relacionamentos e uma vida de isolamento e depressão.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Doko-do, O Caminho do Guerreiro


1. O homem comum se defende, enquanto o guerreiro sabe se defender, mas escolhe se proteger.

2. Um guerreiro procede estrategicamente.

3. Assumir a responsabilidade de nossas decisões significa que estamos prontos para morrer por elas.

4. Um bom caçador muda sua maneira de ser tantas vezes quantas são necessárias.

5. Um guerreiro respeita as forças que dirigem nossas vidas e nossas mortes.

6. Um guerreiro nunca pensa que sua vida vai durar para sempre, tem sempre presente a morte como conselheira.

7. Um caçador deve não só conhecer os hábitos de sua presa, como também saber que há forças neste mundo que dirigem os homens e os animais e tudo o que é vivo.

8. Não considere nada como outra coisa. O que você chama de sonho é real para um guerreiro. Deve compreender que o guerreiro não é um tolo. Um guerreiro é um caçador imaculado que caça o poder, não é bêbado nem doido e não tem nem tempo nem vontade de fingir, mentir a si mesmo ou dar um passo errado. O jogo é muito caro para isso. Está arriscando sua própria vida ordenada, que ele levou tanto tempo para ajustar e aperfeiçoar. Não vai jogar tudo isso fora por cometer um engano de cálculo tolo, tomando uma coisa por outra.

9. Um rompante controlado e uma quietude controlada são as marcas de um guerreiro.

10. Um guerreiro é guiado por seu propósito inflexível e pode livrar-se de qualquer coisa.

11. Procurara perfeição do espírito do guerreiro é o único empreendimento digno de nossa vida.

12. A disposição de um guerreiro exige controle sobre si e, ao mesmo tempo, exige que ele se entregue.

13. O guerreiro calcula tudo, isso é controle. Mas, uma vez terminados seus cálculos, ele age. Entrega-se. Isso
é abandono. Um guerreiro não é uma folha ao vento. Ninguém pode empurrá-lo; ninguém pode obrigá-lo a fazer coisas contra si ou contra o que o que ele acha certo. Um guerreiro é preparado para sobreviver da melhor maneira possível.

14. Um guerreiro pode ser ferido, mas não ofendido. Para um guerreiro não há nada ofensivo nos atos de seus semelhantes, enquanto ele estiver agindo dentro da disposição correta.

15. Considerar as onças e os ratos nossos semelhantes, como iguais, é um ato magnífico do espírito do guerreiro.

16. Um guerreiro nunca vira as costas ao poder sem compensar os favores recebidos.

17. O homem é apenas a soma de seu poder pessoal e essa soma determina como ele vive e como ele morre.

18. O segredo reside não no que você faz consigo, mas no que você não faz.

19. O guerreiro sempre verifica que esteja tudo em ordem, não porque acredite que sobreviverá à prova pela qual vai passar, mas porque isso faz parte do seu procedimento impecável.

20. O que mais um guerreiro pode ter a não ser sua vida e sua morte?

21. Um feiticeiro impostor procura justificar tudo no mundo com explicações de que não tem certeza e assim tudo é feitiçaria.

22. Um guerreiro sabe que está esperando e o que está esperando; e enquanto espera, não precisa de nada, e assim qualquer coisa que ele receba é mais do que pode esperar.

23. A gente aprende a agir como um guerreiro agindo, não falando.

24. Um guerreiro tem de usar a vontade e a paciência para esquecer. Na verdade, um guerreiro só tem a sua vontade e a sua paciência e com elas constrói o que quiser.

25. A vontade é uma coisa que o homem usa, por exemplo, para vencer uma batalha que ele, por todos os cálculos, deveria perder.

26. A vontade é o que pode fazê-lo vencer quando seus pensamentos lhe dizem que está vencido. A vontade é o que o torna invulnerável.

27. Sabe-se que a morte o acompanha e não lhe dará tempo de se agarrar a nada, de modo que ele experimenta, sem ansiar, tudo de todas as crises.

28. Com a consciência em sua morte, com seu desprendimento e com o poder de suas decisões, um guerreiro organiza a sua vida de maneira estratégica. O conhecimento de sua morte o orienta e o torna desprendido e secretamente sensual; o poder de suas decisões finais o torna capaz de escolher sem remorsos, e o que ele escolhe é sempre estrategicamente o melhor. Assim ele executa tudo o que precisa sua vontade e com uma eficiência sensual.

29. Um guerreiro não se entrega a nada, nem mesmo à sua morte.

30. A vida para um guerreiro é um exercício de estratégia. Um guerreiro não se importa com o significado.

31. Um guerreiro nunca fica à toa e nunca tem pressa.

32. Um guerreiro vive estrategicamente. Um guerreiro nunca carrega fardos que não suporta.

33. Um guerreiro só deve estar preparado para combater.

34. O espírito do guerreiro não é dado a caprichos nem reclamações, nem a vencer, nem a perder. O espírito do guerreiro só é dado à luta, e cada embate é a última batalha na Terra. Assim, o resultado lhe importa muito pouco. Em sua última batalha na Terra, o guerreiro deixa seu espírito morrer, livre e claro. E enquanto trava sua batalha, sabendo que sua vontade é impecável, o guerreiro vê-se à grande

35. Um guerreiro escolhe as brisas que fazem seu mundo.

36. Só um doido empreenderia a tarefa de se tornar homem de conhecimento por sua própria vontade. Um homem sensato tem de ser levado a isso.

37. Conhecer é poder e uma vez que o homem enverede pelo caminho do conhecimento, não é mais responsável pelo que possa acontecer com aqueles que entram em contato com ele.

38. Preocupe-se e pense antes de tomar qualquer decisão, porém, uma vez tomada, siga seu caminho, livre de preocupações e pensamentos; haverá mil outras decisões ainda à sua espera. É assim a maneira do guerreiro.

39. Um guerreiro pensa em sua mente quando as coisas se turvam.

40. É possível insistir, insistir realmente, mesmo sabendo que o que se está fazendo é inútil. Mas primeiro temos de saber que nossos atos são inúteis e, no entanto, temos de proceder como se não soubéssemos. É esta a loucura controlada de um feiticeiro.

41. Em algumas circunstâncias, um guerreiro age como se soubesse o que está fazendo, quando na verdade não sabe nada.

42. Ou a gente se faz feliz ou se faz forte. O trabalho é o mesmo. (O resultado é completamente oposto e o forte não é infeliz)

43. O homem comum se importa em saber se as coisas são verdadeiras ou falsas, mas um guerreiro não.

44. Como caçador, um guerreiro sabe que o mundo foi feito para ser usado. Portanto, usa cada pedacinho dele. Um guerreiro é como um pirata que não tem dúvidas em pegar e usar o que quiser, só que o guerreiro não se importa, nem se sente insultado quando é apanhado ele mesmo.

45. Um guerreiro vive sua vida estrategicamente.

46. Todos nós, sejamos guerreiros ou não teremos um centímetro cúbico de oportunidade, que aparece diante de nossos olhos de vez em quando.

47. Os guerreiros escolhem seu campo de batalha. Um guerreiro nunca entra na batalha sem saber o que o cerca.

48. Há três princípios básicos: o primeiro é que os espreitadores aprendem a nunca se levarem a sério, aprendem a rir de si próprios. Se não se importam de parecerem bobos, podem enganar a qualquer um. O segundo é que aprendem a ter uma paciência sem fim, nunca estão com pressa e nunca se desesperam. E o terceiro é que aprendem a desenvolver uma capacidade infinita de improvisação.

49. O homem comum está agarrado a seu semelhante, enquanto o guerreiro só se agarra a si mesmo.

50. A confiança em si significa saber algo com certeza; a humildade significa ser impecável em suas ações e sentimentos.

51. Um guerreiro aceita seu destino, seja qual for, e o aceita na mais total humildade. Aceita com humildade aquilo que ele é, não como fonte de pesar, mas como um desafio vivo.

52. O guerreiro não curva a cabeça para ninguém, mas ao mesmo tempo não permite que pessoa alguma curve a cabeça para ele.

53. O guerreiro deve ficar calmo e controlado e nunca pode perder o pulso.

54. Um guerreiro não pode reclamar nem lamentar nada.

55. A diferença básica entre um homem comum e um guerreiro é que o guerreiro aceita a tudo como um desafio.

56. Um guerreiro tende a ser fluido e mudar em harmonia com o mundo que o rodeia, seja o mundo da razão ou o mundo da vontade.

57. Um guerreiro ou qualquer homem, aliás, não pode desejar estar em outro lugar. Um guerreiro porque vive do desafio, um homem comum porque não sabe onde a morte pode encontrá-lo.

58. Um dos atos de um guerreiro é nunca deixar que coisa alguma o afete.

59. Para um guerreiro tudo nesse mundo é um desafio. O maior desafio de todos, naturalmente, é sua pretensão ao poder.

60. Ser um guerreiro significa ser humilde e alerta.

61. Para o guerreiro a intenção é o portão do meio.

62. Um guerreiro segue os ditames do poder.

63. Um guerreiro não pode ser desamparado, nem confuso, nem assustado em nenhuma circunstância.

64. Muito poucos dentre eles estariam dispostos a escutar, e dentre esses poucos que escutam, um número ainda menor estaria disposto a agir, menos ainda têm suficiente poder pessoal par aproveitar seus atos.

65. Tudo isto só existe por causa de nossa atenção.

66. Perder a importância própria, assumir a responsabilidade e visar a morte como conselheira.

67. A liberdade que tem um guerreiro é ou agir de modo impecável ou agir como idiota. A impecabilidade é realmente o único ato que é livre e assim a verdadeira medida do espírito do guerreiro.

68. Morrer sozinho não é morrer em solidão.

69. Um guerreiro reconhece sua dor, mas não se entrega a ela.

70. A alegria de um guerreiro vem de ter aceitado o seu destino e ter avaliado lealmente o que o espera.

71. A tristeza pertence apenas àqueles que detestam aquilo mesmo que abriga seus seres.

72. Um guerreiro não procura nada para consolar-se.

73. Um guerreiro nunca pode deixar nada ao acaso, que o guerreiro altera o resultado dos acontecimentos pela força de sua percepção e seu propósito inquebrantável.

74. O guerreiro nunca se decepciona quando não consegue mudar.

75. Um espreitador espreita qualquer coisa, inclusive a si mesmo.

76. Do mesmo modo que você espreita a caça, estuda seus hábitos até conhecer todos os atos de suas fraquezas e depois salta sobre elas e as pega como coelhos dentro de uma gaiola.

77. Os homens tem de ser dirigidos e as mulheres, controladas.

78. O guerreiro deve não ter nenhuma coisa material na qual localizar seu poder, mas focalizá-lo no espírito, no verdadeiro vôo ao desconhecido e não em campos triviais.

79. A liberdade de lembrar-se de você próprio.

80. Um guerreiro é alguém que procura a liberdade.

81. Considerava o presente de liberdade da águia, não uma concessão, mas uma chance de ter chance.

82. As pessoas devem ser extremamente humildes e sem defesa alguma, nem mesmo de si próprias. Devem se proteger mas não se defender.

83. Um guerreiro nunca perde o juízo em nenhuma circunstância.

84. Um guerreiro nunca fica assediado.

85. Um guerreiro não tem nada no mundo, a não ser sua impecabilidade e a impecabilidade não pode ser ameaçada.

86. Quando a verdadeira pobreza de seus recursos humanos torna-se inegável, o guerreiro não tem outro recurso senão dar um passo atrás e baixar a cabeça.

87. Não tinha de buscar um propósito para a vida pois achava que já o tinha encontrado. ( O caminho do guerreiro)

88. Sempre nos obrigam a sentir-nos esclarecidos, mas quando nos viramos para enfrentar o mundo, eles nos falham e terminamos enfrentando o mundo como sempre fizemos, sem esclarecimentos.

89. Ver só ocorre quando o guerreiro consegue parar com o diálogo interior.

90. Um guerreiro começa com a certeza de que seu espírito está desequilibrado. Aí, vivendo um controle e consciência completos, mas sem pressa nem compulsão, ele faz o máximo para conseguir esse equilíbrio.

91. Nada há nesse mundo que um guerreiro não possa enfrentar.

92. Um guerreiro já se considera morto, de modo que nada tem a perder.

93. Os guerreiros não conquistaram suas vitórias batendo com a cabeça de encontro aos muros e, sim, conquistando os muros. Os guerreiros saltam por cima dos muros, não os destróem.

94. Um guerreiro age como se nada tivesse acontecido, jamais, porque não acredita em nada e no entanto aceita tudo pelas aparências. Aceita sem aceitar e despreza sem desprezar. Nunca acha que sabe, nem sente que nada aconteceu. Age como se estivesse...

95. Um guerreiro deve abandonar a forma humana a fim de se modificar de verdade. Nada se pode mudar se não se abandona a forma humana.

96. Um guerreiro sabe que não pode mudar nada e no entanto trata de mudar, mesmo sabendo que não o poderá fazer.

97. A vantagem do guerreiro sobre o homem comum é que o guerreiro nunca se decepciona quando não consegue mudar.

98. Para uma guerreira tudo começa no sonho. Primeiro deve encontrar as mãos. Depois, casas e prédios, sem dissolver as imagens.

99. A arte do sonhador é conservar a imagem de seus sonhos. Temos de lutar para não olhar, mas apenas ver de relance e conservar a imagem.

100. Deve-se encontrar nos sonhos um lugar para o umbigo, pois prestamos atenção com ele no sonho. Precisamos de um pouco de calor ou a sensação de que algo está apertando o umbigo para podermos conservar as imagens dos sonhos.

101. A arte do sonhador é a arte da atenção.

102. A essência de nosso ser é o ato de perceber e a mágica de nosso ser é o ato da consciência.

103. Primeiro círculo do poder - atenção tonal, nossa capacidade assombrosa, mas considerada natural, de dar ordem à nossa percepção do mundo, de todo dia.

104. Segundo círculo do poder - atenção do nagual, a capacidade dos feiticeiros situarem sua consciência no mundo não-comum. Capacidade portentosa que todos têm, mas só os feiticeiros utilizam, de dar ordem ao mundo não-comum.

105. Um guerreiro não tem compaixão por ninguém.

106. Os sonhadores têm de contemplar para poderem sonhar e depois têm de procurar os sonhos na contemplação.

107. A Impecabilidade do guerreiro é deixar os outros como são e apoiá-los no que forem. (Os que nada querem)

108. "O que importa é o guerreiro ser impecável."

109. "... o importante para um guerreiro é alcançar a totalidade de seu ser."

110. "A autoconfiança do guerreiro não é a mesma que a do homem comum. Este busca a certeza aos olhos do espectador e chama a isso autoconfiança. O guerreiro busca a impecabilidade a seus próprios olhos e chama a isso humildade. O homem comum está agarrado a seus semelhantes, enquanto o guerreiro só se agarra a si mesmo."

111. (A diferença entre a autoconfiança do homem comum e a humildade do guerreiro é a seguinte;) "A confiança em si significa saber algo com certeza, a humildade significa ser impecável em suas ações e sentimentos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário