sábado, 27 de março de 2010
MASSAGEM PARA IDOSOS
E normal que com o envelhecer apareçam limitações provenientes do desgaste natural do organismo, o que absolutamente não quer dizer que a qualidade de vida deva diminuir. Na nossa sociedade que cultua o jovem, o idoso é sempre considerado supérfluo, ao invés de dotado de experiência e sabedoria que poderiam ser compartilhadas com todos. Podemos dizer que envelhecer é amadurecer e certamente, enquanto nosso exterior se enruga e perde o tônus, nosso interior se aperfeiçoa ano após ano.
É em nosso corpo que primeiro notamos os sinais de envelhecimento: enrugamos, ficamos com a pele seca e sem elasticidade, etc. O tato igualmente, vai gradativamente se modificando pois com a natural perda de células e fibras, diminui a sensibilidade, principalmente das mãos. Para os homens, que durante quase toda sua vida tem que viver obedecendo a certas regras de comportamento (não abraçar e beijar outros homens, mesmo que esses sejam seu pai, avô, irmão ou tios), na velhice quando diminui
sua capacidade sexual, a necessidade de contato tátil é ainda maior, pois é a única sensação sensual que lhes resta.
Talvez a dificuldade que tenhamos em aceitar os idosos, seja um reflexo de nosso próprio medo de entender e aceitar que todos vamos entrar, também, na categoria de "velhos" e isso nos desgoste muito.
A massagem é o meio ideal que se tem de manter a qualidade de vida dos idosos, ajudando e aliviando-os dos problemas mais comuns que aparecem com a idade: artrite, reumatismo, fadiga muscular, perda de elasticidade das cartilagens e discos intervertebrais (30 a 40% menos de tônus), digestão e intestinos que funcionam mais devagar, cansaço geral, ansiedade, depressão, além do mau funcionamento dos órgãos internos, especialmente do coração.
Benefícios da Massagem
Além do beneficio psicológico da comunicação através do toque, as vantagens no recebimento de uma massagem regular são:
- melhora da circulação sangüínea;
- maior flexibilidade muscular e articular - manutenção da saúde da pele;
- auxilia na manutenção do nível hormonal, o que ajuda a estabilizar as emoções.
A massagem para os idosos oferece TODOS os benefícios já conhecidos pelos clientes mais jovens, em particular a massagem para os idosos é ainda mais eficaz devido aos desafios tanto emocionais quanto físicos que os idosos experimentam. A grande maioria dos idosos é sedentária, muitas vezes por dolorosas artrites, dificuldade de equilíbrio ou problemas circulatórios.
A massagem suave, mas estimulante, pode trazer alguns dos resultados que seriam conseguidos através de exercícios.
Pesquisas indicam que o contato social é um componente chave da saúde e felicidade dos idosos. "O isolamento é um poderoso fator de risco para aqueles que já tem a saúde debilitadada", de acordo com a crônica "Envelhecendo com sucesso" , o qual trás os resultados de um estudo da Fundação MacArthur.
O contato periódico entre o massoterapeuta e o paciente, pode ser parte significativa desta rede de necessidades que o idoso requer. O idoso sabe que pelo menos uma vez por semana ele ou ela receberá atenção totalmente focalizada ao seu cuidado individual, ele se sentirá único e valorizado.
"Envelhecer não é para os medrosos". Dar massagem terapêutica para idosos também não é para medrosos, é tão gratificante quando exigente. Requer do profissional massoterapeuta um interesse verdadeiro da vida dos pacientes idosos, participar do restabelecimento de deficiências físicas e desta forma ser convidado a ingressar no mundo dos idosos, tratando-os com dignidade, não importando suas excentricidades ou circunstâncias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a . Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem, Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos aos, estes ainda reservam prazeres.(Séneca) bjs...Irene
ResponderExcluir