domingo, 28 de março de 2010
O PODER DO TOQUE
O toque físico, um gesto fácil e carinhoso, tem sido uma terapia indicada por psicólogos no tratamento de problemas simples ou mesmo graves, como depressão e síndrome do pânico. "As pessoas estão cada vez mais carentes. O toque ajuda a reequilibrar a energia do corpo e da mente"
O Toque benefícia pessoas de qualquer idade. Os idosos, por exemplo, precisam muito de carinho. " O toque supre as necessidades de afeto. Quando toco a pessoa, transmito energia positiva para ela, O carinho é muito importante para o envelhecimento saudável".
Profissionais adeptos destes novos conceitos acreditam que técnicas de relaxamento podem trazer resultados mais rápidos do que horas de conversa,eu sou um deles. Meu trabalho leva em conta o ser humano como um todo (mente e corpo) e, por isso, o toque é uma forma de cura.
Ao invés de ficar anos no divã, há psicólogos que buscam amenizar as dores de seus seus pacientes em poucos meses. " Hoje as pessoas querem resultados rápidos. Após o tratamento, o paciente sai fortalecido e sabendo como agir, Quando tem outro período de estresse, volta para mais um acompanhamento. As pessoas vão se reciclando. Se alguém precisar diminuir ansiedade, recomendo também a ioga e o tai chi chuan, pois essas técnicas além de trabalhar o corpo, trabalham a meditação e respiração, o que ajuda na desaceleração, além de ser exercícios em grupo oque proporciona uma sociabilização, que é essencial nas cura de doenças psicossomáticas ao meu ver.
Doenças Emocionais
Acredito que todas as doenças têm um fundo psicológico. Vem de fora pra dentro do nosso universo corporal, como diz o velho ditato, mente sã corpo são e assim vice e versa. "Depressão, estresse, síndrome do pânico e outros males refletem como o ser humano está: inseguro, carente e emocionalmente doente e vulnerável. Dessa forma, ele fica mais suscetível às doenças. Pessoas com fragilidade na circulação, por exemplo, podem ter um aneurisma cerebral" e por ai vai.
Doenças como a depressão anciosa são típicas desta época. "A pessoa fica transtornada, perde o discernimento, o senso crítico. Em casos mais graves, é preciso ajuda de um psiquiatra para acompanhar o quadro médico".
Meu conselho é que as pessoas nunca escondam o que verdadeiramente são. "Assuma tudo o que sente. Do contrário, você fará uma dissimulação do "eu" e terá transtornos emocionais. Isso irá afetar o núcleo da sua personalidade e, portanto, o seu equilíbrio emocional, acabando por prejudicar a administração dos seus problemas, surgem, assim, os medos (como rejeição e desvalorização). Quanto mais autêntico for, menos medos e anseios você terá.
Por fim, constato que o individualismo é uma das causas de as pessoas estarem cada vez mais doentes. "O ser humano precisa de mais vivência social. Todos querem mudar o outro porque não se aceitam. Querem ser o que a sociedade consumista exige e acredita que seja receita de felicidade. Ser feliz é se amar e , amar o outro, é respeitar e aceitar a si e ao próximo como realmente é. Não queira mudar ninguém. Antes que isso aconteça, procure descobrir por que os comportamentos que você pretende mudar no outro incomodam tanto" Paulo Tisi
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Paulo, que lindo esse texto. Expressa o que realmente você é e o amor que tens pela sua profissão. "As feridas da alma são curadas com carinho, atenção e paz." (Machado de Assis)bjs...Irene
ResponderExcluiroi visite o meu blog da síndrome do pânico, uma experiência pessoal-infernal, obrigado.
ResponderExcluirOI ADOREI SEU BLOG ESTA DE PARABÉNS ME FAÇA UMA VISTA TB BJS
ResponderExcluirblogs abril.com.br/cassea