CONTATO

Os interessados por orçamentos para consultas, aulas ou palestras , favor entrar em contato através do e-mail: taichi.personal01@gmail.com

MINHA PARTICIPAÇÃO NA 3ª EDIÇÃO DO TERRA VIVA - POR UM MUNDO MELHOR, FALANDO SOBRE" TAI CHI CHUAN "

MINHA PARTICIPAÇÃO NA 3ª EDIÇÃO DO TERRA VIVA - POR UM MUNDO MELHOR, FALANDO SOBRE" TAI CHI CHUAN "

"É NA BUSCA POR UM ALENTO QUE SURGE ESSE PENSAMENTO: PARTILHAR NUNCA SERÁ EM VÃO"

MUITA PAZ A TODOS!! ESPERO QUE DESFRUTEM DESSE HUMILDE ESPAÇO.
"Não ame simplesmente o que você faz, ame o próximo! Ame a pessoa que está à sua frente, que o procura com seus dramas e desejos. Existe um ser humano à sua frente que precisa se sentir importante. Quem trabalha com amor e por amor jamais vai tratar os outros como coisas ou como partes de uma engrenagem."

"Harmonizar nossas personalidades é o maior desafio que podemos encarar. As três qualidades que nos permitem melhor alcançar este desafio são: amor, misericórdia e perdão. Primeiro e mais do que tudo, para nós mesmos. Seja misericordioso e perdoe a si mesmo. E com amor, esqueça as coisas do passado e siga adiante. Então você será capaz de ter sentimentos reais de perdão e amor pelos outros. Esta é a forma mais verdadeira de ajuda"

Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói. A certas coisas que não podem ser ajudadas. Tem que acontecer de dentro pra fora.
Rubem alves


"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade"
Carlos D. de Andrade

"A melhor maneira de se começar o dia é imaginar como podemos dar alegria a pelo menos uma pessoa" Friedrich Nietzche

"Não há projeto senão o da Paz, do Amor, da Alegria. Todos os outros planos são fúteis"
Pierre Lévy

" O conformismo é carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento"
John Kennedy


A magia do Toque

Tocar alguém é como descobrir este alguém. Através do toque, podemos sentir, de fato, a presença física de algum objeto ou pessoa. Não é à toa que as crianças, ao pedirem para ver alguma coisa, imediatamente querem tocar. E os adultos, também imediatamente, comentam: "para ver não é preciso pôr a mão!" será que não ?!
Depende da profundidade com que se quer ver! Quando tocamos alguém, conseguimos experimentar e vivenciar este alguém. E as crianças nada mais querem ( e precisam) que experimentar, sentir, descobrir e viver a vida e sensações que ela pode oferecer.
Por isso e por muito mais, tocar é mágico! Assim como também é mágico deixar-se tocar, pois através desde contato essencial, pode-se chegar à alma de quem toca e de quem deixa-se tocar.
A mão sabe!
A mão sabe mesmo, e sabe muito. Sabe mais que o intelecto, porque experimenta. As mãos estão nas extremidades dos braços, são membros que partem da linha do coração, é a continuação do centro cardíaco. O coração é a mente maior, é a inteligência pura.
As pessoas têm a errônea impressão de que devem consultar seu intelecto quando têm algum problema, no entanto, o intelecto é apenas um gerenciador de "arquivos", ou seja, de memórias, de vidas. Mas a vida em si está no coração de cada um.
As mãos estão repletas de energias e , ao tocar alguém, há uma troca de vibrações personalizadas. Portanto, a postura de quem toca deve estar livre para que este canal de doação e recepção esteja aberto e limpo. Para que as mão falem a linguagem do amor e da compaixão e para liberar esta energia contida no coração, é preciso humildade, Quem toca deve se encher de simplicidade e mentalizar: " Eu não sei nada!"
O toque transformador deve estar pleno de humildade. A palavra humildade vem do prefixo hummus, que significa fertilidade da terra - aquela que esta vazia e pronta para receber

Pele e Psiquismo

Tocar faz a diferença

A pele é o órgão de transformação de estímulos físicos em comunicadores químicos e em estados psicológicos. Em qualquer época da vida, um contato terno e amoroso na pele produz a sensação de apoio, consolo, companhia e presença amiga; um contato rude e agressivo faz a pessoa sentir-se rejeitada, desprezada, invadida e provoca-lhe reação de defesa ou raiva.
Portanto, a pele, além de órgão envoltório do organismo, com múltiplas funções de proteção e equilíbrio, informa o sistema nervoso permanentemente sobre o que se passa no ambiente e gera imagens mentais, emoções e sentimentos o tempo todo.
Todo estímulo que ela recebe origina algum estado interior. E isso não se limita ao óbvio, como temperatura, tato e pressão, para os quais existem receptores nervosos na estrutura da pele. Mesmo ondas sonoras são percebidas; qualquer tipo de som é captado não só pelos ouvidos, mas por todo o corpo. O musicoterapeuta Stephen Halpern conta, no livro Som Saúde, que duas pessoas surdas foram levadas a uma boate por um amigo e, apesar de não possuírem audição, depois de certo tempo decidiram sair daquele local, porque estavam sentindo dores no corpo provocadas pelo som elevado.

A couraça muscular

Fato impressionante, porém, é o endurecimento que as pessoas sofrem através da vida, o qual torna sua pele quase insensível aos estímulos físicos. Primeiro, por causa das restrições, das proibições, das limitações, dos nãos e das manipulações através do medo, da vergonha e da culpa, todos fatores geradores de estresse e, conseqüentemente, de tensão muscular e cutânea; depois, pela sexualização do contato físico, também estressante, imposta por informações viciosas passadas pelos pais, por educadores e pelas religiões.
Essas tensões, repetidas e acumuladas nas aponeuroses, nos músculos e na pele, acabam por endurecer a tal ponto esses tecidos que formam o que Wilhelm Reich chamou "couraça muscular do caráter": a pessoa praticamente anestesia sua pele e não consegue sentir o contato amoroso ou o repele por sentir-se amedrontado por ele.
Isso causa um enorme prejuízo emocional à pessoa, porque a necessidade de contato físico, essencial na infância, permanece por toda a vida e faz o ser humano sentir-se vivo. E o primeiro ambiente onde as pessoas podem aprender a tocar-se é a família. Lamentavelmente é aí que elas aprendem a não tocar nem ser tocadas pelos motivos mencionados.
A falta de contato físico entre as pessoas isola-as nos seus envoltórios cutâneos e faz com que percam a percepção do amor dos familiares e amigos, que são essenciais ao bom funcionamento orgânico. Entre os adultos só se entende e aceita contato físico por interesse sexual, mesmo que seja praticado maquinalmente. Nas prisões, o pior castigo é a solitária, onde o detido fica privado de qualquer tipo de contato com outro ser humano.
Essa exigência básica da natureza humana faz com que todos os indivíduos anseiem sempre por contato de qualquer tipo, visual, auditivo ou tátil para se sentirem reconhecidos como pessoas. Desses três tipos, o mais intenso é sem dúvida o contato pele a pele, seja por um aperto de mão, por uma carícia suave ou por um abraço; quando o indivíduo está fechado para esse tipo de estímulo, um contato agressivo ainda é menos ruim do que nada, pelo menos ele está sendo reconhecido.
Os poucos que estão abertos ao contato espontâneo, os que consideram o contato como natural e benéfico, têm mais possibilidades de praticar atos tão lúdicos e prazerosos como dançar com parceiro ou parceira e estão mais aptos a ter atividade sexual consciente e satisfatória.

Toque e equilíbrio

Por isso é fundamental para a vida equilibrada que as pessoas toquem as outras, aceitem ser tocadas pelas outras e toquem a si mesmas. Para tal é preciso dessexualizar o contato físico e tocar como simples reconhecimento do outro, para transmitir amor, amizade e estímulo, e aceitar o mesmo da parte dos outros.
Assim também é imprescindível que a pessoa toque a si mesma praticando a automassagem, método da medicina chinesa, que estimula todos os órgãos através de pontos de ativação dos meridianos, presentes na superfície da pele. A automassagem coloca o ser humano em contato com sua própria existência e concorre para a formação de uma autoimagem positiva.
Portanto, o toque na pele, o contato com a superfície cutânea, por meio do sistema constituído por terminações nervosas, vasos, células imunitárias e comunicadores químicos faz a diferença entre uma vida com bons relacionamentos e uma vida de isolamento e depressão.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Lama Negra - A riqueza natural de Peruíbe


Não é por menos que Peruíbe, uma das mais belas cidades do Litoral Sul, situada a 137km da capital paulista, tem como slogan "Terra da Eterna Juventude". Além de concentrar exuberantes praias, cachoeiras, rios e uma natureza inigualável, recentemente, o município passou a ser conhecido por outra de suas riquezas naturais: a lama negra.
Riquíssimo em propriedades medicinais e terapêuticas, o produto mineral promete oferecer beleza e saúde a todos que o usam. A eficácia da lama como tratamento alternativo é tão boa que, mês passado, o assunto foi um dos temas abordados em três eventos científicos: o V Congresso Internacional de Medicina Tradicional, Natural e Bioenergética, I Congresso Mundial sobre as Bases Científicas da Medicina Tradicional, Natural e Bioenergética, e o II Congresso Mundial de Terapia Neural e Odontologia Neurofocal, todos eles realizados em Cuba. E tem mais: a participação brasileira nos congressos ainda possibilitou ao país a oportunidade de voltar a se destacar no termalismo internacional. O fato não ocorria desde a II Guerra Mundial.
Análises recentes promovidas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo também revelaram ótimos resultados a respeito da lama negra de Peruíbe. Uma delas garante que o produto está isento de quaisquer contaminações químicas (total ausência de metais tóxicos, pesticidas e inseticidas). O estudo ainda revelou que a lama negra de Peruíbe não apresenta qualquer indução de alergia ou irritação na pele ou nos olhos quando aplicada da maneira correta, ou seja, não em sua forma bruta.
Melhor enxofre
Disponível gratuitamente no Complexo Termal da Lama Negra de Peruíbe - espaço criado em fevereiro deste ano no parque turístico da cidade -, o produto, nada mais é do que uma argila polimineral sulfurosa (com alto teor sulfídrico, ou seja, enxofre, justamente o que dá a ela o poder medicinal), de origem polimarinha.
Diferentemente do existente em outras cidades brasileiras, o enxofre extraído no município é de origem orgânica e não mineral como, por exemplo, o que existe em Araxá, Minas Gerais. Por isso, a lama permite melhor aceitação e maior absorção pelo corpo humano em apenas 20 minutinhos diários.
De cor escura e com forte odor de enxofre - por sinal, este é o único inconveniente, até agora, encontrado no produto -, a lama negra é rica em silício, alumínio, minerais, vitaminas, hormônios, flora bacteriana e sulfídrico. É indicada no tratamento de doenças articulares (artrites primárias e secundárias, inflamatórias e traumáticas, artroses, seqüelas reumáticas e dores osteofíticas), dermatológicas (psoríases, cloasmas, parasitoses, cicatrizes, queimaduras), emocionais (estresse, ansiedade e outras) e até para o uso estético (manchas, rugas, acnes e envelhecimento precoce).
No geral, ela é tida como benéfica para o sistema osteomioarticular, ou seja, tudo que envolve ossos, musculação, circulação e articulações. Assim, 90% dos problemas de saúde decorrentes da velhice, têm fortes chances de serem amenizados com o tratamento alternativo, segundo os profissionais do Complexo Termal.
Santo barro
Sua formação em Peruíbe aconteceu no decorrer de mais de 100 mil anos, quando a área da jazida, situada no bairro Jardim Veneza, às margens do rio Negro, e registrada, atualmente, como a maior do mundo, era apenas um declive de argila existente dentro do mar. Devido a um movimento geológico (reclusão do mar), o local ficou exposto ao tempo, passando a ser beneficiado pela luz solar e por detritos orgânicos e inorgânicos, trazidos tanto pelas águas do rio quanto pela maré que enchia duas vezes ao dia. O resultado dessa ação natural resultou num produto que, conforme resultados de recente pesquisa, é de grande importância para a saúde humana.
Quanto ao projeto de utilização da lama negra no Complexo Termal da cidade, ele vem sendo desenvolvido desde o ano de 2001, sob a supervisão do médico Paulo Flávio de Macedo Gouveia. Mas, muito antes, o "milagroso" barro já havia sido utilizado pelos primeiros habitantes da região.
Dados históricos dão conta de que os portugueses, ao chegarem na então chamada Iperuiybe, encontraram índios tupiniquins banhando-se na lama. Questionados sobre a atitude, os indígenas teriam afirmado que a tal lama continha propriedades naturais para revigorar os ossos.
Passado este período, no início da década de 70, durante o regime militar, a exploração da jazida de lama negra de Peruíbe teve o seu auge, com a criação da Sociedade Fisioterápica Recreativa da Lama Negra. Não por muito tempo. Nessa mesma época, o revolucionário Carlos Lamarca, ex-capitão do exército, freqüentou a região e promoveu diversos treinamentos de guerrilha. Por conta disso, as pesquisas que vinham sendo feitas sobre o produto polimineral foram canceladas. Acreditou-se, na época, que a lama negra era radioativa e que a guerrilha utilizava-a para ações terroristas.
A exploração da jazida só foi liberada pela Cetesb no ano de 2000. Mas só um ano depois, a argila voltou a ser analisada e, por meio da Prodep (empresa de capital misto, da qual a prefeitura da cidade detém a maior parte das ações), passou-se a promover a lavra (extração) do barro negro.
O acordo firmado com a empresa permite a retirada manual de até 83 mil toneladas de lama, a uma profundidade de 3,5m. Com esse método, que visa não agredir o meio ambiente, a extração do produto poderá ser feita durante cerca de 80 anos. Além disso, um processo de reutilização da lama negra também está sendo desenvolvido no Complexo Termal da cidade.
Vida nova
Depois de retirada da jazida, a lama é condensada em recipientes plásticos de 20 litros e levada para o Lamário, no Complexo Termal onde ocorrem os atendimentos e as aplicações. Lá, a argila negra é peneirada e armazenada em cochos, contendo água do mar, retirada a 2 km da costa.
O processo, segundo explicam os funcionários, é para deixar a lama ativa. Só depois de aquecida em banho-maria, ela é aplicada nos pacientes, a uma temperatura de 40 graus.
O tratamento leva, em média, 20 dias consecutivos e, segundo alguns pacientes, não provoca efeitos colaterais, exceto um leve calor durante a aplicação. Em relação aos resultados obtidos, esses sim, dizem, têm muitos efeitos, em geral positivos. "Aproximadamente 90% dos pacientes obtiveram resultado satisfatório no tratamento", garante o estagiário do Complexo, Leonardo Nogueira.
A funcionária pública aposentada Yara Pereira, de 62 anos, é uma das que atestam esse índice. Depois de fazer as aplicações durante 15 dias, pôde sentir considerável melhora em seu quadro de saúde. "Me aposentei por invalidez, devido à artrite e à artrose. Minhas mãos não fechavam, até para descascar uma laranja precisava da ajuda de outra pessoa. Mas, logo na metade do tratamento com a lama negra de Peruíbe, tive uma reação positiva. Já havia gastado tanto dinheiro com minha saúde e, aqui, o tratamento é de graça, pode?", brinca enquanto aguarda para dar início à segunda fase do seu tratamento.
Concentrando 15 profissionais, entre médicos, estagiários, administração e limpeza, atualmente, o Complexo Termal da Lama Negra de Peruíbe atende cerca de 60 pacientes por dia, todos com finalidades medicinais, mas, em breve, implantará o atendimento estético, o que, com certeza, aumentará ainda mais a procura.
Mas, enquanto isso não ocorre, interessados nos benefícios da lama negra podem experimentar um breve tratamento durante as temporadas de verão, entre os meses de janeiro e fevereiro. É durante esse período que são montadas tendas à beira da praia e oferecidas palestras e aplicações, inclusive faciais. Promovidas há três anos, as tendas já mostraram bons resultados, com um total de 15 mil atendimentos.
Serviço: O Complexo Termal da Lama Negra de Peruíbe fica na avenida Dr. Mário Covas Júnior, 204, centro. O atendimento é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e aos sábados e domingos, das 8h30 às 16h30. Mais informações: (13) 3453-4818.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog , gostei da matéria muito interessante...sucesso!!

    ResponderExcluir